slideshow

4 de junho de 2017

#Resenha: Boa Noite - Pam Gonçalves

"Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa. "

EDITORA: Editora Galera Record | ANO: 2016  | PÁGINAS: 240 | CATEGORIA:  Jovem Adulto

Hoje trago a resenha de um livro nacional, para quem não conhece Pam Gonçalves recomendo muito que procure seu canal no youtube e a conheçam.
Conheci suas resenhas no início do meu blog e sempre gostei da forma com que ela falava. E ontem, por acaso resolvi parar para procurar livros de leitura rápida e indicaram “Boa Noite” em um desses vídeos que eu vi. 

A trama nos apresenta Alina, uma garota de 18 anos que sai de Laguna para cursar Engenharia da Computação em Pedra azul, uma cidade próxima de Florianópolis. Seu principal objetivo é deixar para trás, no caso em sua antiga cidade, o status de garota ‘nerd’ e desde o começo é obvio seu desejo por ter muitas aventuras. Alina e outras três meninas são as únicas mulheres que cursam engenharia, e em meio há este semestre terão que enfrentar situações de preconceito e muito machismo de seus colegas de sala e até mesmo de seus professores, que acreditam que esta área de engenharia não é para mulheres. 

Alina é uma personagem carismática e fácil de gostar e compreender a ela desde o começo. Inteligente, responsável e com anseio de mostrar sua capacidade e adora desafios. Nunca morou sozinha e deixar a casa dos seus pais foi mais um dos desafios enfrentados por ela. Neste livro vemos sua jornada de crescimento e amadurecimento. 

A garota dividirá a republica das loucas com Manu que estuda Comunicação, Talita e o namorado Bernardo que estudam Administração, e o Gustavo que é estudante de Medicina. Ao lado deles Alina começará uma fase nova em sua vida fará novas amizades, conhecerá pessoas, e sairia da sua zona de conforto ao arriscar-se tanto. Neste caminho ela passará por muitas coisas, principalmente envolvendo sua primeira decepção da vida adulta. Com o apoio das amigas do curso, elas embarcam a fundo num projeto que não apenas provará o quanto elas são capazes e inteligentes, mais como também poderão ajudar milhares de garotas.

Através de uma página anônima no facebook, que traz notícias de tudo o que acontece na universidade e principalmente nas festas regadas a muita bebida, além de acontecimentos recentes e denúncias feitas pelas estudantes que sofreram qualquer tipo de abuso que elas, têm a idéia para o projeto que baterá de frente com pessoas de posse dentro da própria universidade.
Enfim, eu poderia me aprofundar melhor nesta resenha mais por alguns motivos como:
- O livro é bem curto, de uma narrativa rápida e que boa parte dos conflitos envolve o final do livro, apenas peço que leiam.

“Boa Noite” não trata apenas de amizade, mais sobre os laços que podemos constituir com alguém quando precisamos superar um desafio, fala sobre seguir em frente depois de um problema, e como passar por cada obstáculo e desafio dado pela vida, ou simplesmente por escolhas mal feitas. Este livro foi uma das primeiras obras de Pam. Li em dois dias mais por preguiça mesmo. É uma leitura que flui facilmente, com palavras do cotidiano e fáceis de entender e interpretar. Temos doses de drama, cenas cômicas, romance e problemas que fazem a trama ser mais leve, fofa e reflexiva. Quando comecei a ler eu confesso, imaginava algo totalmente diferente.  Mais pelo simples fato de eu não estar lendo fazia algum tempo, encontrar “Boa Noite” me fez sair da zona de conforto pelo menos neste final de semana. 

No geral Pam desenvolveu uma história rápida, gostosa e que retrata de assuntos que embora não seja comentado como preconceito, machismo, abuso e agora o tão falado empoderamento feminino de forma leve e divertida, nada tão abusivo ou carregado. Além de algumas referentes de filmes e movimentos reais. Vale à pena conferir para quem busca algo leve e rápido.

Para quem deseja ler e não encontra-o em plataformas que disponibilizem livros gratuitos, clique aqui e aproveitem. Lembrando que o livro físico tem 240 páginas enquanto o pdf disponibilizado pela Issuu, tem bem menos páginas. O que não muda nada. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário