slideshow

20 de julho de 2016

#Resenha: Como Eu Era antes de Você - Jojo Moyes

Depois de muito tempo sem ler, peguei um livro que todo mundo estava falando por conta do filme. E tirei as minhas próprias conclusões. Espero que gostem. 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Autora:  Anna BanksTitulo: Poseidon | ISBN:  9788581633152
Selo:  Novo Conceito | Ano2014 | Número de páginas: 288 | Assuntos: FANTASIA | ROMANCE
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
 
 Lou, ou melhor Louisa Clark, tem 26 anos e acaba de perder o emprego no qual trabalhava como garçonete num café da cidade. Namora Patrick, a mais ou menos 6 anos e ele só vive para o esporte e não parece ser mais aquele que ela se apaixonou a um tempo atrás. Com as despesas se acumulando, com a irmã, pai, mãe e avó, e juntamente com um sobrinho pequeno. Os únicos que trabalham dentro de casa é ela e seu pai.

Com o café fechando e ela desempregada, Lou é forçada a ir na busca de um emprego novo. Mais nada é tão fácil assim, já que estava acostumada a trabalhar no mesmo lugar e fazer as mesmas coisas. Nenhum dos serviços direcionados para ela, dão certo. Até que surge uma vaga de trabalhar como Cuidadora de um Tetraplégico. Surge várias preocupações diante da vaga, mais ainda assim, cheia de dúvidas ela resolve ir e conhecer a vaga. A família Traynor's reside por de trás do castelo e vive isolada ainda Will. Cujo o mesmo sofreu um acidente em 2007 - no livro fez-se dois anos em que ele sofreu o acidente - no qual uma moto o atingiu, deixando-o numa cadeira e dependendo dos outros para cuidar dele. Antes de todo o acontecido Will era ativo, adorava esportes, viagens, mulheres e trabalhar na antiga empresa, onde sua principal atividade era convencer as pessoas.

Hoje, após o acidente, se tornou alguém frio, e que simplesmente não se preocupa com nada, a não ser retrucar tudo o qualquer pessoa faça ou fale na intenção de ajudá-lo. Lou tenta de todas as formas mudar a visão que Will poderia ter a sua respeito, seja puxando assunto ou tendo ideias para que ele se abra com ela e eles tenham uma boa convivência, já que o contrato de Lou é de apenas 6 meses naquela casa.

Com Will, temos Nathan, o enfermeiro e que passa para Lou tudo o que é necessário para que Will consiga se sentir um pouco que seja melhor. Parece uma tarefa impossível para Lou que chega ao ponto de desistir, até passar a conviver melhor ali dentro e perceber que criou uma certa compaixão com Will, que aos poucos vai se abrindo e se tornando uma peça chave nos dias de Lou.

- Análise: Quando eu vi as pessoas falarem sobre esse livro e até mesmo pelo fato do filme, eu não me interessei muito no início e muito menos pensei em parar um pouco para ler. Fui me deixando levar pelo que as pessoas falavam e até mesmo, comentários carregados de spoilers que diferente do que fizeram comigo, não vou fazer com quem já leu ou não assistiu ao filme.

O livro foi lançado em 2013 e o filme ainda estes meses. Eu sou totalmente do contra. Prefiro ler a ter que assistir ao filme! Não sou adepta a filmes de romance, por isso optei em gastar um pouco do meu tempo nestes três dias de leitura. Enfim. Não sou uma pessoa fria e pelo contrário, sou super sensível e fraca para emoções e já comecei lendo o livro imaginando que choraria. Só que foi ao contrário.

Eu me encantei com a história escrita pela Jojo, mais não cheguei ao ponto de chorar como a maioria disse. Me sensibilizei com o lado de Will e entendi seus reais motivos. Mais também me coloquei no lugar de Lou, que parecia ter se apegado de tal forma em Will, que se ele não estivesse em seus dias, eles seriam terrivelmente ruins. O livro não fala somente de morte e amor. Mais fala sobre a vida! Fala sobre se entregar para a vida e simplesmente viver. Coisa que Will adoraria ter feito mais foi interrompido por um incidente que nem ele mesmo esperava e nem foi uma opção. Jojo abriu meus olhos e uma possibilidade das coisas serem diferentes se a gente permitir! Fala também sobre as oportunidades que a vida nos dá e esperança.

Esperança que Lou e a família de Will tinham em torno dele. Mais cada um tem sua escolha e ninguém pode mudar a nossa cabeça caso já tenhamos tomado uma decisão.  O livro também aborda assuntos delicados e constrói um emocional no livro, em base de Dificuldades na vida, deficiência e limitação. Ou seja, se você estiver procurando apenas um livro de ROMANCE, pode até gostar. Mais esteja preparado! O livro realmente é lindo.

O livro trás uma linguagem fácil de ser entendido, com elementos básicos que fazem você compreender melhor, Will, sua dor e seus limites. Lou esteve nos momentos em que Will mais precisou de alguém para ter um mínimo de conforto. Abriu todas as possibilidades possível para um homem no qual já havia se entregado a raiva e ao ódio.

Jojo fez uma excelente escrita, e o eu só tenho a agradecer por ter voltado a ler e encontrado um livro no qual me encantei desde o início. Para os que não leram, leia. Para os que não assistiram ainda ao filme, assistam. Eu prefiro ler! 
 
Nota Final:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário