slideshow

4 de março de 2014

#Resenha: Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho

Gosta de autores nacionais? Espero que sim porque acabo de trazer não só um lançamento bom, mas uma autora sensacional e que me conquistou desde o seu primeiro livro. No decorrer da resenha irei deixar o link de "Simplesmente Ana", e para quem não leu ambos, procurem ler, recomendo.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Autora: Marina Carvalho Titulo: Azul da Cor do MarISBN:  9788581633732
Selo:  Novo Conceito/Novas Páginas | Ano2014 | Número de páginas: 336 | AssuntosLITERATURA NACIONAL | ROMANCE

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Sinopse:  ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  

Para quem não sabe, Marina Carvalho teve seu primeiro livro publicado pela Editora Novo Conceito chamado "Simplesmente Ana" que para quem não se lembra eu fiz resenha dele aqui no blog e ela conseguiu me surpreender e me deixar encantada pela forma com que ela escrevia super bem. Então logo que eu vi a Editora publicando sobre o próximo lançamento dela, fiquei super interessada e não via a hora dele chegar para que eu pudesse iniciar a minha leitura. Do início ao fim eu não abandonei os personagens, li ele em três dias e além de ser uma leitura leve, é rápida, e apaixonante. 


Em "Azul da Cor do Mar", que tem um nome já bem sugestivo e uma capa perfeita trás como narradora da história Rafaela Vilas Boas, mais conhecida por todos como Rafa, que é estudante de jornalismo da PUC e mora com seus dois irmãos Ricardo e Augusto, ambos são protetores e cuidam dela, principalmente por ela ser irmã de três homens, que estão sempre de olhos abertos quanto ao fato da irmã, que é descuidada, atrapalhada, e isso me fez identificar muito com ela. Sua vontade sempre foi trabalhar em um jornal importante da cidade, e consegue uma vaga de estagiária no jornal Folha de Minas, um dos mais consagrados de lá. Além dela ficar contente, não imaginava que toda a sua vida ficaria de cabeça para baixo após se candidatar a algo que deveria trazer a ela felicidade, não raiva, e tudo tem um motivo.

Bernardo. Tudo porque ela, além de ser estagiária, teria que seguir todos os passos do jornalismo, um dos mais competentes da Folha, famoso por seus textos, reportagens. Bernardo é tipico homem lindo, alto, olhos azuis, tudo o que uma mulher iria se apaixonar se não fosse tão mala, e por tratar tão mal as pessoas ao seu redor, que o consideram um exemplo, no começo, Rafa não só ficou chateada, mas no fim, entrou no jogo do rapaz. 


No livro, não sabemos muito sobre Bernardo, mas com o passar do tempo as coisas acontecem, a gente descobre muita coisa, além de fazer muitas amizades que marcaram o livro em si, ela ganhou a confiança de todos que acharam que ela não seria capaz de manter um emprego, aturando Bernardo com suas "cavalices" e como ela é colocada para baixo ao acharem que ela não é capaz do que sempre gostou, ler, escrever e relatar os fatos. No começo tudo é um sonho, jornalismo, reportagens e etc, mas a confiança ali é o ponto alto de tudo, seja de Bernardo até Luciana, sua chefe.

A história em si é encantadora, fofa por assim dizer, com direito a gargalhadas e emoção. Marina conseguiu mais uma vez me conquistar e querer por mais, o que eu espero mesmo que aconteça o quanto antes. Ela foi um dos motivos de eu quebrar essa de ter preconceito por autores nacionais. Coisa que antes eu mal me interessava e nem tinha vontade de ler por achar "comum" demais, só que ela se tornou a minha autora nacional favorita, é óbvio que não conheci outros autores, mas espero mudar isso, procurar ler, e gostar mais ainda.


Conhecemos muitos personagens no livro todo, seja Bernardo que acabou também me fazendo gostar dele, não só pelo seu jeito de difícil convívio, mas sem necessidade alguma de aquilo tudo. Mas também Marcelo, Gisele que se tornou uma vilã no livro todo, que por sinal, achei que deveria ter sido mais aproveitada, é claro, feito mais parte disso tudo e não sumido na metade dele, o que foi uma pena. Fora isso, é tudo de bom.

Recomendo a leitura por demais, é envolvente, calma, paz e me fez ter vontade de voltar atrás e fazer jornalismo, mas cadê? O tipo de livro que te faz ter a necessidade de um romance de verão.

Parabéns Marina. 

Nota Final: 

Um comentário:

  1. Oi, Tainá! Esse, com certeza, é um livro que preciso ler! Tenho mania de me apaixonar por caras que eu vi uma única vez ou em sonhos. Já havia lido uma resenha positiva sobre ele e fiquei muito curiosa, estou ansiosa! *-*

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir