slideshow

15 de outubro de 2013

Resenha: Antes de Morrer - Jenny Downham.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Autora: Jenny Downham | Titulo: Antes de Morrer | ISBN: 9788522009916
Selo: Agir | Ano: 2008 | Número de páginas: 272 - PDF - 193


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Tessa é uma menina de 16 anos que tem uma doença incurável. Diante de seu imutável destino, ela organiza uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte e parte em busca de realizá-la: se apaixonar, ter a primeira relação sexual, dirigir escondida, roubar coisas numa loja... viver o tempo que resta. Um tema doloroso, passado com leveza e doçura, em um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Até hoje eu não entendo meu fascínio por livros que me fazem chorar, na verdade eu achava que fosse uma tarefa meio complicada, mas quando eu encontrei "Antes de Morrer" e li a opinião de quem leu o livro, já imaginava que seria obrigada a me emocionar com a história, por, mas que eu não quisesse, foi uma tarefa impossível e não me arrependo disso. Tessa Scott é uma garota de 16 anos de idade. Claro que seria normal se ela não estivesse doente e tivesse consigo uma lista recheada de coisas que quer fazer antes de morrer, grande parte dos itens dessa lista não são impossíveis mas te fazem ter uma visão negativa da personagem, inclusive de egoísmo e falta de compreensão com quem amava e se preocupava com ela desde o inicio. Sei como a maioria odeia estes livros com personagens e suas doenças terminais, mas eu vi o ponto de vista de Tessa desde o primeiro capitulo, e por mas que quisesse desistir da leitura, segui em frente até o último capitulo.

Seus desejos de se formar, se apaixonar, casar-se, ter filhos e viajar pelo mundo só vai se distanciando dos seus dedos e só cresce quando ela conhece Adam. Seu vizinho e que passa grande parte dos momentos ao seu lado, embora no inicio distante e com medo de se entregar a uma paixão que em meses, semanas, dias ou talvez em um segundo, pode acabar. Sabemos melhor sobre ele no decorrer da história, sobre sua vida difícil e obrigatória a cuidar da mãe que sofre ainda com a perda do marido. Junto em toda essa mala temos sua amiga Zoey, que promete estar ao lado dela para completar os itens da sua lista, mas diante de toda a situação, essa lista só não veio para acrescentar que em alguns momentos pode ser desnecessária mas também para abrir aos olhos de Tessa.

"Antes de Morrer" mostra claramente às fraquezas, os medos, as grandezas, a dor e da perda que são reais e são realmente comuns e podem acontecer quando menos esperamos. Invejei a atitude de Tessa em diversos momentos e a sua força de vontade, como também me estressei com suas atitudes idiotas colocando totalmente a culpa na sua doença. Dou todo o meu crédito e meu coração ao seu pai, que esteve ao seu lado sem reclamações e perdeu quatro anos de toda a sua vida cuidando da filha doente, aturando suas crises, seus momentos de querer abraço e de querê-lo longe. Da esperança da família de vê-la quem sabe percebendo o que fazia, por mas que não tivessem esperanças de que ela, quem sabe, melhoraria. A autora em momento algum quebrou o ritmo e eu gostei disso, só desanimei no inicio, mas acabei pegando firme e encerrando a história finalmente. Me emocionei bastante com o final do livro e posso dizer que é uma tarefa impossível não sentir vontade de chorar vendo a forma com que Tessa foi ficando e quanta coisa perdeu, infelizmente. Mas no final das contas o que importa é que eu entendi o real motivo da Tessa ser e tratar as coisas com tanto egoismo, a intenção dela não era só magoar os outros, mas também fazer com que talvez não sentissem uma possível saudade quando ela partisse. 


Jenny só mostrou o quanto devemos aproveitar os momentos, as oportunidades, as coisas, sem medo, ser corajosa, verdadeira, mostrou com uma sensibilidade a vida de quem vive e aproveita o pouco que tem a cada instante. Recomendo este livro para quem esta num daqueles momentos ruins, que tem pensado bobeira e até mesmo na morte.
Felizmente eu não tenho pensado em nada disso, mas me fez abrir aos olhos e perceber que tenho se eu quiser, muita coisa pela frente e não posso deixar a vida passar por entre os meus dedos e ficar parada, só observando. Com isso eu estou indo viver a minha vida, sem pensar nas conseqüências, mas pensando nos outros e em mim mesma.


Li o livro em PDF e por mas que a diferença seja bem grande de 289 páginas para 193, o que mais uma vez volto a dizer que não faz diferença ou tenha problema algum, li ele em uma semana por ter outros livros para serem lidos. Espero até o final do ano completar a lista de livros lidos em PDF. O próximo? "Cidades de Papel" do autor John Green, alguém já leu? Ele é recém lançado, nem li a resenha, sou fã do autor por isso baixei o livro e quero me surpreender. ;)

Se você quer ler o livro em PDF, baixe ele clicando aqui: 4Shared

Nota Final: 

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro, Tainá, mas parece ser uma história belíssima. Vou querer ler! :)

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir