slideshow

5 de agosto de 2013

#HoraDoChá: Liberta-me - Tahereh Mafi.


Semana passada não teve resenha, desculpem por isso, atrasou legal mas de qualquer forma, hoje tem Hora do Chá e vai valer a pena, quer ver?  

Autores: Tahereh Mafi | Titulo: Liberta-me | ISBN: 9788581632353 | Editora: NOVO CONCEITO  
Ano: 2013 | Número de páginas: 448 | Preço Sugerido: R$ 29.90  
Assuntos: FANTASIA / DISTOPIA / FICÇÃO.  

❝Sinopse:Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante. 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Veja o BookTrailer

 
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

STOP: Se você não leu a minha resenha do livro "Estilhaça-me", fiquem à vontade em ler. Basta clicar aqui!

Minha Opinião: Para quem não conhece, Liberta-me é a continuação do livro "Estilhaça-me" da autora Tahereh Mafi. Que por sinal conquistou diversos fãs, inclusive a mim, que esperou ansiosamente a continuação e queria se surpreender e ver qual seria o destino da protagonista do livro. Juliette e Adam conseguiram sobreviver após a fuga. Estar longe dos olhos de Warner a faz ter de alguma forma esperança de que tudo irá ser diferente e poderá viver normalmente, ou ser uma garota como qualquer outra. Após receberem abrigo no Ponto Ômega, Juliette percebe que tudo será mais fácil, encontrando ali naquele lugar, conforto, segurança e acima de tudo, percebendo que ela não é a única com poderes considerados um perigo para a humanidade. 
Embora no início ela demonstre confiança e acredite que tudo dará certo, a atitude depende somente dela, de também aprender a conviver com outros e se adaptar as estas "novidades". Mas tudo se torna difícil quando ela percebe como as pessoas tendem a ter medo de estar próximos a ela, ninguém deseja ser seu parceiro por medo do que ela é capaz, e por ela demonstrar não ter interesse algum em ajuda ou de ter outra pessoa com quem contar. Claro, isso seria normal após sofrer tanto, mas ela não da uma brecha que seja para outros tentarem gostar dela. Imaginando que teria Adam ao seu lado, até mesmo ele se afasta dela, a freqüência com que se vêem, se torna raridade. E isso tem um único motivo. 

 (Peço perdão pelas péssimas imagens e minhas tentativas de algo mais, "semi-profissional". As fotos foram clicadas a noite!)
Ele deseja descobrir mais sobre si, o que faz, o que é, e no final das contas, ele acaba se surpreendendo e sofrendo com a situação, não só ele, mas Juliette também, sendo o principal alvo. E isso mudará todo o rumo da história e da vida dos dois. Devagar a guerra se inicia, todos tentam se preparar, e eu me surpreendi ao notar a "facilidade" em que Juliette consegue descobrir sobre seus poderes e nota o quanto é uma arma super poderosa. E para você que acha que Warner desistiu? Esta enganada, tudo esta diferente neste segundo livro, a personagem e revelações das quais vai conseguir te surpreender. 
Eu vou ser bem sincera como em todas as minhas resenhas por aqui. Acredito não ser a única que tenha tido este ponto de vista, mas "Liberta-me" era para ter se tornado um dos meus favoritos se não tivesse quebrado o clima totalmente em diversos aspectos. Por mais que o ritmo seja considerado rápido, não deixado a desejar quando o assunto era "intensidade" e uma maneira de te instigar e imaginar que ele irá melhorar. O que mais me incomodou foi à maneira indecisa de Juliette, a forma com que ela não se liberta e sai realmente desta situação, inclusive no começo do livro. 
A narrativa eu consegui me adaptar perfeitamente bem a isso e nem é um problema, para quem esperou tanto, a gente dá um jeito. Juliette não demonstrou evoluir em momento algum neste segundo livro. Tornou apenas a convivência com pessoas que tentavam estar junto dela, e piorou a situação consigo mesma, o que me fez em diversos momentos desejar parar a leitura, mas acabei retornando e querendo ver se aquilo mudaria. Neste livro nós seremos capazes de notar o quanto ela se tornou poderosa sim, mas demonstrava uma irritação e inquietude terrível, chegava a dar aflição da situação. 
Para quem não sabe, existe um conto "Destrua-me", que para quem ainda não leu este segundo livro, acredito ser uma boa pedida, a maioria indica isso pelo simples fato de talvez entender um pouco o ponto de vista do nosso querido vilão, Warner. Nele você será capaz de conhecê-la, e entender um pouco suas ações e atitudes, tudo ficará mais claro, acredito eu, por isso estou recomendando antes de criticarem ele. Acredito também que ele seja a peça chave neste livro, ele quem faz literalmente a história, e mais uma vez acho que a autora fez isso perfeitamente bem. Peço para que não se surpreendam diante das revelações que irão surgir no livro. Fiquei sabendo por sorte do destino que terá o terceiro e último livro da trilogia da Mafi. 


E realmente acredito que a autora deva fazer com que se torna o melhor livro mais uma vez como o primeiro, que nos surpreenda, por que ela foi capaz disso uma vez, e talento ela tem de sobra por escrever tão bem. 
Em fim, o livro é bom. Poderia sim ser ótimo, mas não foi, o que é uma pena, mas lembre-se, esta é a minha visão do livro, resumida mais sincera. Talvez eu não goste, mas você ame, só não criem altas-gigantes-expectativas como eu criei, assim irá gostar e curtir melhor o livro. Indico o livro. Para quem desejar saber melhor sobre o livro o qual falei, no caso "Destrua-me", deixarei o link do blog o qual comentou sobre ele, até eu irei procurá-lo melhor para saber o ponto de vista do nosso Warner. ~Livros e Blablablá...: Destrua-me.
Já ia me esquecendo, a resenha também trouxe o ponto de vista de duas outras pessoas das quais leram também o primeiro livro da autora, eu emprestei o segundo assim que chegou e falaram a mesma coisa que eu, Juliette indecisa demais. 
               Nota Final:

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas pelo o que você contou, parece ser ótimo! Achei seu blog pelo Rock Blogs, o qual eu também faço parte! Adorei seu blog, parabéns e sucesso, seguindo aqui, bisous.
    www.pequenomuffin.com

    ResponderExcluir
  2. Tive a sorte de ganhar o primeiro livro, "Estilhaça-me" aqui no blog, li e adorei! To louca pra ler a continuação *-*

    ResponderExcluir