slideshow

7 de maio de 2013

Hora do Chá: Quem é você, Alasca? - John Green

Título: Quem é você, Alasca? | Autor: John Green. 
Páginas: 199 (via PDF)/229 | Ano: 2010 | Editora: WMF 
ISBN: 9788578273422 | Assunto: Romance.

"Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea." 

O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Minha Analise: Já fazia certo tempo que eu estava querendo ler esse livro, na verdade estava babando na capa dele por ser diferente, e te fazer pensar o motivo do titulo, se a personagem foi de fato inspirada, e te faz melhor imaginar alguns aspectos. Pessoalmente não tive a chance de vê-lo, mas pela internet parecia tão fofo, até quando parei para ler ele na quinta-feira e consegui cumprir a minha meta, de ler um livro num único dia e eu consegui. Visitei alguns blogs que fizeram um review sobre o livro, a maioria deu uma nota ruim e o considerou um livro que não superou suas expectativas, e eu resolvi descobrir isso. Inclusive, para quem já leu "A Culpa é das Estrelas", vai entender o que estou falando. Quando o autor faz um livro ótimo, que da certa repercussão na internet, as pessoas se tornam fãs dela, e querem descobrir se sua narrativa é diferente, se tem outros livros bons, e de alguma forma eu cai nessa idéia, cai e bati bem a cara. Por que imaginava que John manteria sua narrativa perfeita, por que aparentemente ele é bom no que faz, no caso, bom em escrever e te cativar. 

“Ela tinha ido embora, e eu não pude lhe dizer o que acabara de descobrir: que eu o perdoava, que ela nos perdoava, que tínhamos de perdoar para sobreviver no labirinto. Tantos de nós teríamos de conviver com coisas feitas e deixadas de fazer naquele dia. Coisas que terminaram mal, coisas que pareceram normais na hora, porque não tínhamos como prever o futuro. Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de conseqüências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil.” – Pag 195 

Li esse livro em PDF - que para quem não sabe é um livro digitalizado e outras pessoas simplesmente postam na internet para outros baixarem, e lerem, infelizmente estou muito chateada, e acho que não quero mais ler livros em PDF, devido a diversos aspectos que eu vou citar aqui na resenha - e não me surpreendi, a leitura no inicio soou ser bem chata, na verdade cheguei a pensar em diversas vezes em parar de ler e procurar alguma outra coisa para fazer, mas como sou teimosa, simplesmente dei continuidade à leitura e fui mais a fundo, por que eu queria escrever sobre esse livro para vocês. E eu vou explicar os motivos de você ler ele até o final e o porquê da maioria dizer ser um livro "ruim". 

Primeiro Aspecto: O livro é super curto, em PDF veio para mim exatamente 199 páginas, sendo que no livro físico são no total de 229 páginas, o que acredito que entre elas tenham créditos, dedicatórias e outras explicações vindas de John. A leitura é bem rápida, tudo se "resolve" facilmente, e não te deixa naquela curiosidade, mas te prende por, mas ruim que seja a história e certas atitudes no livro. 
Segundo Aspecto: As pessoas simplesmente não gostam de ler livros que retratem a vida adolescente, isso mesmo, ou melhor, vários adolescentes juntos. Mas de qualquer forma, leia, eu sempre gostei de livros que retratassem a adolescência, te faz pensar, afinal, sou uma adolescente também e faço parte disso tudo. Mas ao mesmo tempo o livro não deve ser considerado "Teen". :) 

"Por que você fuma tão depressa?", perguntei. Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo um encantamento de uma criança na noite de Natal e disse: "Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer." Pag 43

Engraçado como John conseguiu repercutir bem a vida e o relacionamento entre amigos, problemas, vida longe da família e da vida perfeita que você tinha antes. A idéia de que nos seus sonhos as coisas darão tudo certo, mas na verdade precisa de um empurrão, de um pouco mais de atitude, e isso fará a diferença, ao menos é o meu ponto de ver. Primeiramente nessa história você conhecer a quase vida de Miles Halter, um garoto esquisito que recebe o apelido de Gordo -  - pelos seus atuais e novos amigos. Tudo começa a mudar quando ele resolve partir parironia, pelas descrições ele parece uma varetaa uma escola, na verdade quase que um preparatório para a faculdade tão sonhada. John conseguiu descrever a vida, a sensação vinda de Miles ao deixar seus pais, e ver-se quase como um adulto, mas com uma mentalidade bem avançada. Miles em diversos momentos demonstra ser inteligente e usa isso ao seu favor, mas não sabe conversar, comunicar-se e mente muito para os pais, que imaginam que seu filho tenha muitos amigos, pelo contrário, não sabe ao certo o significado disso. 

No primeiro dia, ele já conhece Coronel e Alasca Young. Que acredito ser um dos que mais se destacam no livro além de Miles. Alasca por si é super engraçada, ama livros - sonha ter uma biblioteca como eu -, fumar, beber e também se destaca pela sua inteligência e por ser a rainha dos trotes. Me fez lembrar a época da escola e de uma colega que estudou comigo entre a oitava e o segundo colegial, era exatamente a mesma, às vezes tinha seus dias de alegria, do nada se estressava e queria ir embora, não queria falar com ninguém, às vezes era sua amiga, outrora não. Mas sempre que você precisava contar com ela, acredite, ela faria qualquer coisa para te ver bem, para te defender, e estar ao seu lado, e sem ela não teria conhecido metade de quem eu conheço agora. Ela era única, não vou me esquecer dela. Enquanto Coronel é o contrário, um jovem irônico, problemático, adora beber, fumar, mas é super inteligente, e detesta de coração os Guerreiros de dia de Semana, que é uma maneira diferente de chamar os alunos ricos do colégio interior o qual vivem. 

"Às vezes, não entendo você", eu disse. Ela nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: "Você nunca me entende. Essa é a graça." – Pag 52. 

Nesse livro você irá encontrar em diversas situações problemas, relacionamentos, amizade, muita coisas que ninguém deveria gostar, no caso, a forma com que se envolvem com bebidas e fumam sem parar. A forma com que não sabem se proteger e não estão nem ai. Posso dizer que em diversos momentos percebi o quanto o "principal" do livro, que deveria se destacar, fugiu da história, não se mostrou espontâneo, pelo contrário, era alguém sem graça, e tentava fazer suas piadas, enquanto Alasca, a garota mais engraçadinha do livro, destacou-se e fez seu melhor papel, me deixar chateada. ;-;' 

Sim, me decepcionei com o final, acordei minha mãe às três da manhã para contar sobre o livro, por que no final das contas eu achei super sem sentido, e esperava um pouquinho mais do autor que me fez chorar no livro "A Culpa é das Estrelas", mas eu não vou desistir, vou continuar lendo e superando..é..eu supero. 

 (Ressaca literária mode on)

Ainda por cima, fiquei super chateada com a má digitação em PDF, vários erros ortográficos, me peguei tentando entender uma língua que não pertencia a mim, e me que deixou confusa. Além do mais, o livro já havia acabado e eu continuei lendo, me surpreendi ao perceber que eram algumas explicações e dedicatórias de John. Que apenas me deixaram mais confusa, por sorte não troquei um livro preferido meu por ele, mas fora isso, e entre outros aspectos, o livro não pode ser considerado "péssimo", é um livro rápido, te faz refletir em busca de respostas, mas não pode se tornar seu preferido, ou for considerado um livro perfeito, acredito que tenha outros melhores. 

Em fim, para quem não leu, leia mesmo assim, quem sabe a opinião seja diferente ou possa ser igual a minha. 

"Shhhh", ela disse. "Estou dormindo." Simples assim. De centenas de quilômetros por hora ao repouso em um nano segundo. Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolve-la nos meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão. “ - Pag 83. 

Espero que tenham gostado da resenha, embora um pouco grande como sempre, acho que deu para entender o recado que eu deixo. :) E ei pessoal, estou aceitando indicações de livros, de preferencia romances e que não me deixem nesse estado o qual me encontro atualmente.

Vocês perceberam a diferença das capas? A Americana a brasileira, são bem diferentes, mas ainda assim prefiro a do Brasil pelo menos uma vez, do que a original, comparem só. Legal né? A primeira é a versão original, e as outras duas são versões, e a última é a versão traduzida. Que é bem fofa, melhor do que a toda preta. ;) O que acharam?





NOTA FINAL:
 XOXO

2 comentários:

  1. A quanto tempo que eu não comento aqui né? Tô um pouco ocupada, mas vou tentar me atualizar mais, então:

    1. EU ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELO TOPO DO BLOG! De todos os que eu vi (creio que vi três antes deste) este é o mais bonito, muito amor à ele.
    2. Eu acho a primeira capa (a original) a mais bonita, mesmo preta ela é tão delicada e simples, além de absorver bastante a Alasca e seus problemas e rebeldias.
    3. Também me senti como você ao ler o livro, acho que a maior decepção acontece por ser o John Green, e isso acaba arruinando tudo porque afinal de contas não é um livro ruim ou mal escrito.
    4. Eu não consegui de forma alguma gostar da Alasca, não sei, acho ela egoísta; já o Coronel me conquistou!
    5. Lembrei do novo livro do Green "O Teorema Katherine", já li e é melhor que " Quem é você Alasca?", mas mesmo assim não chega nem perto de alcançar " A Culpa é das Estrelas".
    6. Sobre as indicações: você já leu "A Seleção"? É muito bom e o segundo volume , "A Elite" saiu agorinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti falta dos seus comentários aqui, preciso urgentemente voltar a visitar os outros blogs, inclusive os que eu mais gosto e também me informo.

      1. Fico contentissima em saber que você gostou do layout do blog, também me encantei com ele desde o momento em que ficou pronto, no começo achei simples demais, só que me acostumei tanto com esse azul bebê que eu não quero mais trocá-lo de forma alguma, preciso parar de ficar trocando o topo do blog quando todos falam que ele está lindo.
      2. Não havia pensado que a capa preta seria devido os problemas da Alasca, é que sei lá, ela é bem problemática e eu fiquei tão "esquisita" depois que eu li o livro, vi as capas, e nem me toquei. Obrigada por me informar. \o Sério!! Nem caiu a ficha disso, valeu Lara.
      3. Eu gostei +/- da Alasca, não me senti como ela, por que não tenho os mesmos problemas e em momento algum as atitudes dos personagens eu absorvi para mim e tentei fazer igual, só imaginei o que faria se eu estivesse no lugar de cada um, seria bem diferente, acredite.
      4. Achei para baixar "O Teorema Katherine", ainda não tive tempo pra ler, mas pelo que eu vi em PDF, são pouquíssimas páginas então dá para mim terminar de ler ele em um dia também e vou resenhar ele com certeza!!
      5. Já ouvi falar sobre "A Seleção", a maioria diz ser um livro muito bom, vou procurar para baixá-lo, obrigada pela indicação.

      Excluir