slideshow

8 de janeiro de 2013

Resenha: A Hospedeira - Stephenie Meyer.


Vamos a segunda resenha de 2013? Sei que peguei a maior parte desprevenida em ler algum livro que não fosse de outra Editora, mas após ter encontrado esse livro na biblioteca, eu quis superar um pouco as minhas expectativas e ver se tudo aquilo que as pessoas diziam sobre esse livro, realmente me conquista. 

Titulo: A hospedeira. Autora: Stephenie Meyer. 
Editora: Intrínseca. Páginas: 560. 
Nota:

"Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam." 
 - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - -

Minha opinião: Para quem não sabe, "A Hospedeira" acaba de receber adaptação para o filme, na verdade eu já conhecia esse livro por comentários de uma prima minha, que acabou em uma das vindas aqui pra casa, trazendo-o e me mostrando, explicando bem do que se tratava, e ao fato da família estranhar bastante ela ler esse tipo de categoria literária. O livro é de ficção cientifica, e embora não goste muito eu peguei o livro na biblioteca para poder ver se ele era aquilo tudo que os outros blogs falavam, se realmente era bom, e posso dizer que, ele não em atraiu em alguns aspectos, mas ele é bom sim, mas não se tornou uma prioridade ou o meu livro preferido, o que talvez devesse acontecer. 

O livro narra perfeitamente a história de uma humana chamada Melanie, uma jovem de 17 anos que vive em um mundo não muito fácil, e que na verdade acaba de se tornar um dos principais alvos de alienígenas. Inclusive após a perda do pai e da mãe, e ter que proteger acima de tudo seu irmão mais novo, Jamie, uma criança magra e fraca (que se não me engano tem seus seis anos de idade) No inicio do livro é possível entender diversas coisas, conhecer personagens que se focam bastante e embora tenham nomes esquisitos, a gente se lembra perfeitamente dele em alguns momentos em que inserem e conhecemos Peregrina, uma alienígena que junto a sua espécie, acaba tomando o corpo de Melanie. Por mais doce que Peregrina possa ser, Melanie ainda trás na mente de Peg suas lembranças, pessoas que fizeram a diferença em sua vida, e tenta de qualquer forma, não perder daquele corpo, já que desde o começo, a intenção de Melanie era proteger seu irmão de tudo o que esta acontecendo na terra - que mostra bem que toda a humanidade foi incapaz de cuidar da própria espécie e hoje, acabou sendo dominada e completamente invadida.

Peg passou por diversos planetas até chegar onde esta agora - na terra - e por isso é designada a receber o corpo de Melanie. Desde o começo da história, uma das Buscadoras diz o real motivo da terra ter sido dominada assim, consideram os humanos seres incapazes e até mesmo raivosos demais. Uma das maiores tarefas vindas para Peg é dominar totalmente o corpo de Melanie, e todos ao seu redor tentam de qualquer forma fazê-la não deixar que "Mel" a comande, converse com ela. De alguma forma, Peg demonstra compreender perfeitamente a vida de que seu "corpo" esteve, o que passou, e muitas vezes sofre com as lembranças que Mel faz questão de mostrá-las, como se quisesse jogar na cara tudo o que foi capaz de perder, sendo o amor e proteção que estava tentando dar ao seu irmão, e até mesmo a uma paixão a qual encontrou e não imaginou que seria capaz de acontecer em um mundo completamente domado por espécies que antes, não imaginavam existir, Jared. Um homem que apareceu do nada em sua vida e a fez se apaixonar perdidamente, no inicio foi difícil acreditar que alguém chegaria daquela forma, à cicatriz a qual ele projetou em si para poder passar despercebido, e o beijo dos dois, depois de tanto tempo, Mel não imaginou que seria capaz de deixar seu coração ser tomado por aquele calor, levando-a a loucura, e uma saudade a qual ela não consegue dominar mais. 

Peregrina é claro não passa de um "receptor" para os Buscadores, de modo que assim encontrem humanos resistentes, e ela demonstra compreender tudo, desde a paixão por Jared, ao amor maternal por Jamie, e ela tenta demonstrar-se a entender tudo o que ela esta passando. No livro é impossível não reconhecer quem é quem na história, já que em diversas vezes me peguei prestando mais a atenção na história de Mel do que no decorrer da estrada de Peg. As histórias são separadas por fontes diferentes, e quando Mel resolve "aparecer" as frases são em itálicos, e eu achei bem interessante isso. Cada capitulo da história recebeu um nome, o que também me fez gostar um pouco e diferenciou dos outros livros que já vi por ai. 

Jared é um homem bem forte, pelo menos em diversos momentos ele se mostra assim, sua história é bem complicada, e Melanie serve como um apoio para isso tudo, o que ele aceita facilmente, tão impossível que Peg demonstra já não resistir a isso tudo. 

Quem iniciar a leitura, muitas vezes não vai entender ou simplesmente vai considerar a história fraca, comprida demais - isso é fato - e que demora um pouco para a história se tornar um pouco mais interessante e diferente dos outros livros. As letras são pequenas, diante de um livro com 560 páginas já era de se esperar isso. Não posso dizer que os outros livros da Meyer sejam interessantes por que nunca tive muito interesse em parar e ler os outros livros, mas quem já leu realmente recomenda e diz serem muito boas as outras séries. A história pode se tornar bem envolvente, não sei se serei capaz de seguir a história, já que embora não consiga me prender como os outros livros, vou tentar continuar lendo e chegar a certo ponto de mudar minha opinião. Espero não ter sido a única em ter esperado um pouco mais desse livro, cheguei a comentar em algumas vezes aqui em casa sobre esse livro, mas estou muito curiosa mesmo é com o filme que sai em Março de 2013! 

Acredito que possa indicar esse livro para quem gosta de livros desse gênero, ou para quem gosta de romances, não que o livro seja fraco, mas realmente não conseguiu me chamar a atenção. E para quem tiver curiosidade em ler o livro, acho que vale a pena fazer como eu mesma fiz, peguei o livro, comecei a ler e ver se ele te surpreende também, se ele é do seu gosto, talvez diferente de mim as pessoas sejam capazes de gostar - o que muita gente gostou e falou super bem, não é a toa que eu peguei o livro pra ler em casa - e recomendar igualmente. 

Para quem ainda não viu o trailer já divulgado, vocês podem ver, beijinhos:

Um comentário:

  1. Eu sou suspeita pra falar sobre esse livro =)
    Amo todos os livros da Stephanie ...
    Já comecei a ler e estou me apaixonando !!
    Bjus

    ResponderExcluir