slideshow

2 de outubro de 2012

Resenha: Cuco - Julia Crouch.

Sei que tenho demorado bastante para escrever as resenhas e que só tenho pedido desculpas mas também não tenho feito nada pra mudar a situação. Mas hoje tem resenha, olha que legal? 

Autores: Julia Crouch 
Titulo: Cuco 
Editora: NOVO CONCEITO 
Número de páginas: 464 
Preço Sugerido: R$ 34.90 
Área Principal: FICÇÃO 
Assuntos: THRILLER 

"Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil."

"Cuco", a principio o kit quando chegou foi perfeito e quando parei pra ler, digamos que diferente do outro livro "O começo do adeus" me atraiu bem mais os olhos do que imaginava. A história se inicia em trechos, no caso um desfecho bem explicativo e que somente no decorrer do primeiro ou segundo capitulo que deixa bem claro a idéia dele. A autora deixou bem claro a idéia e a intenção desde o começo, tudo ali envolve Rose, uma jovem mãe de dois filhos, Anna e Flossie que ainda bebê a faz pensar ter uma vida perfeita, diferente da que vinha a ter anteriormente, e que anseia em esquecer de qualquer forma. Não me lembro da autora ter deixado bem claro a idade dela, mas imagino ter lá entre seus 25 a 30 anos. 

 Rose sofreu muito quando nova, o pai a espancava desde cedo, a mãe adoeceu rapidamente e acabou sendo deixada no hospital, no caso o pai veio a ser responsável por ela até Polly aparecer em sua vida. Uma amiga antiga a qual se tornou eterna na sua vida. Polly deve ter a mesma idade que ela praticamente, isso fica claro devido ao fato de estudarem juntas e dividirem apartamentos quando jovens. Polly de fato é um problema e sempre foi, desde cedo ela veio a usar drogas, embebedar-se, e por ter uma banda mal parava em seu apartamento, quando acontecia, na maior parte das vezes ela ficava dias trancada em seu quarto. Até que um dia, após passar a noite com Christos encontrá-la desmaiada em seu quarto após uma overdose do que tinha usado a noite toda. 

Esse acontecido fez com que a história toda de Rose se transformasse e ela conhecesse alguém diferente, Christos no caso foi apenas um ponto inicial para mostrar que a vida dela tende a ter vários rumos a ser tomado, basta ela seguir. Gareth é seu atual marido, pinta quadros e após um longo tempo sem fazer suas obras, tenta voltar de qualquer forma. A história de Gareth também é envolvida no "desfecho" do livro, a descrição do quadro - de sua obra publicada - é de sua mãe, infelizmente ele descobre com o passar do tempo, que é adotado, seu único irmão escondeu dele tudo isso. O que o fez passar a beber e tornar-se alguém agressivo e também se afastar da família, até conhecer Rose. 

"- Mas você não era grato pela vida que tinha? Era uma vida boa, não era? - Rose procurou os seus olhos, desesperada para encontrar algum alivio da tensão que sentia naquele espaço comprimido e escuro. - Não - Respondeu Gareth, apoiando o dedo na linha vermelha - Minha raiva obstruiu aqueles anos todos. Por que não me contaram? Por que ela me abandonou? Ninguém conseguia me dar respostas que me satisfizessem. E quando eu finalmente descobri onde estava minha mãe de verdade, ela estava morta. Suicidou-se em Buffalo, Nova York. E eu pensei: Ótimo."

A morte de Christos fez com que você de algum modo, desse a desconfiar. Não é sempre que Polly se mostra chateada, somente demonstra muita raiva guardada e remorso em alguns momentos. Falta de preocupação consigo mesmo e com os filhos, que embora pequenos chegaram a dizer em alguns trechos, que a culpa da morte do pai foi à mãe, que o odiava assim como a mãe. Rose por sua vez sempre foi compreensível e Polly chegou a reclamar muito disso, da necessidade de ser a mãe de todos, e o ciúme de Rose quanto ao marido e também a um amigo da vizinhança, Simon. Que após ser apresentado a Polly - Ainda que casado - acabou saindo com ela e nunca mais conversaram ou ficaram próximos como antes. 

"Se não fosse por Polly, Rose não teria sabido o que fazer. A mãe de Polly tinha sido internada no hospital, e Rose se mudou para o apartamento delas. Polly cuidou de tudo por Rose, acertou todas as coisas. Sim, se não fosse por Polly, ela não estava ali hoje. "

Posso dizer que por ser a primeira vez que leio o livro da Autora Julia Crouch. Ouvi muitas reclamações e vi outras resenhas que falaram ser um livro cansativo demais e de fato, ainda que grosso ele deixa por desejar em alguns momentos! A repetição, as cenas infelizmente acontecerem apenas ali, dentro da casa de Rose e Gareth! Mas ainda assim esses dias me pegaram não querendo de parar ler procurando um desfecho e que acabasse com a curiosidade, mais preferi abandoná-lo por algum tempo para ver se quando eu voltar esteja bem melhor ou entre em outras cenas. 

Eu recomendado para quem procura um livro bem detalhado, com que você conheça bastante os personagens. Saiba que irá encontrar um livro 460 páginas, com uma capa perfeita e com uma descrição impossível de não se apaixonar. 
4.5 

Sobre a autora: Após graduar-se na Universidade de Bristol, Julia Crouch passou dez anos criando, dirigindo e escrevendo para o teatro. Ela é web designer e ilustradora, e produziu três livros ilustrados para crianças e muitas histórias para adultos. Mora em Brighton com seu marido, o ator Tim Crouch, e seus três filhos. Cuco é seu primeiro romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário