slideshow

10 de setembro de 2012

Resenha: O começo do Adeus - Anne Tyler.


Autores: Anne Tyler
Titulo: O Começo do Adeus
Número de páginas: 208
Preço Sugerido: R$ 29.90
Assuntos: ROMANC/FICÇÃO.

Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

Minha opinião: No começo posso dizer que fiquei meio confusa lendo, afinal de contas, por ter sido a primeira vez em ter lido algum livro da Anne Tyler e por sinal gostei bastante! Achei diferente a forma com que ela escreve e descreve em alguns momentos, inclusive quando ela se tratava de interpretar o personagem Aaron, é complicado uma mulher conseguir tão facilmente interpretar a vida de um homem tão facilmente. Outro ponto estranho é que ela não deixa muito claroclara a idade certa dele, mas em algumas descrições em trechos do livro, ele aparenta já ter lá seus 35/40 anos! Em outros, um homem já entrando na velhice e que ainda não aproveitou bem sua vida. O livro descreve bem a vida de Aaron, no caso, de alguém que acaba de perder seu amor, Dorothy, uma enfermeira a qual pelas descrições amava-o completamente.

Até que uma infeliz briga põe fim em um romance, tudo por conta de um biscoito e de um resfriado, que o fez voltar mais cedo do serviço, adormecer e ver a casa completamente mudada por sua irmã, que por sinal também é bem intrometida. A morte de Dorothy fez com que Aaron tentasse manter sua vida como antes, no caso, como se nada estivesse acontecendo. Imaginei que fosse normal isso, devido aà perda a pessoa ter aquele choque e agir como se nada estivesse acontecendo mas, mas infelizmente não foi bem assim, ele voltou a trabalhar, sai para conversar, mas até entendo seu ponto de vista, ele tenta esquecer e até mesmo resolveu sair da casa na intenção de esquecer tudo aquilo, e imagino que tenha feito bem.

“Eu queria poder ter dito a ela que ficara de vigília no hospital. Odiava pensar que ela pudesse ter sentido que estava passando por tudo sozinha! E ela não teria se divertido com todas aquelas travessas de macarrão ao forno? Acho que esta é uma das piores coisas de se perder a própria esposa: é a única pessoa com que você poderia discutir tudo isso.”

A editora a qual ele trabalha é junto com sua irmã, lá as pessoas tentam entender sua situação e até mesmo amigos e vizinhos tentam ver se de fato aquilo esta acontecendo, tentando fazê-lo ficar bem tendo momentos como de antes do acontecido. Esta bem descritoEsta bem descrita que ele tenta mudar tudo na sua vida, desde a mudança de volta a morar com a irmã como em suas atitudes, a construção e a tentativa de vender a antiga casa, sem querer se quer colocar os pés lá dentro.

Mas felizmente, a presença de Dorothy acaba se tornando um meio dele não esquecê-la, alguns chegam a achar que ele esta louco, mas na cabeça de Aaron, ela esta viva, e as pessoas infelizmente já se esqueceram da ternura que Dorothy era. E ele só não queria que as pessoas se esquecessem tão facilmente. Eu gostei do livro, ainda que não o bastante para dizer que é o melhor, a leitura ao meu vera meu ver acabou ficando um tanto cansativa, acabei deixando alguns trechos faltando, infelizmente!

Mas pela necessidade de ter que ler outros, vou terminar mas para frente, e espero que entendam. Fazia um tempo que não fazia resenhas e postava aqui dos livros de Cortesia da Editora Novo conceito, e peço desculpas, elas voltaram. 
4.5

Sabendo melhor: Anne Tyler - Anne Tyler nasceu em Minneapolis, Minnesota, em 1941 e cresceu em Raleigh, Carolina do Norte. Este é seu 17º romance. Um deles ganhou o prêmio Pulitzer em 1988. Membro da Academia Americana de Artes e Instituto, ela mora em Batimore, Maryland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário